top of page

Benefícios

Fada Azul colore naturalmente alimentos e bebidas, tem variadas aplicações culinárias e ainda é rica em flavonoides, antocianinas, antioxidantes e vitaminas A, C e E!


Servido tradicionalmente na forma de chá ou suco gelado com mel e limão, a Fada Azul conquista cada vez mais usos na culinária, cosmética, farmacêutica e fitoterapia!

 

Você já deve ter lido a história que originou o nome Fada Azul. Caso ainda não tenha lido, vale a pena conferir o resumo da história na nossa página inicial.

 

Bem, se esta história é a forma como a planta Fada Azul realmente chegou até a civilização ainda não está claro, mas o que já foi realmente validado foi a alegação da criatura mitológica Kinnari referente às suas propriedades benéficas.

 

Na verdade, a flor azul da Clitória ternatea foi tida em alta consideração por várias culturas antigas e grande parte da fama é devido a sua capacidade natural para curar diversos males.

 

Um dos primeiros usos da flor azul foi introduzido por um antigo tailandês e era referente à sua capacidade de fortalecer e nutrir o cabelo, melhorando assim a qualidade e espessura.

 

Gradualmente, as pessoas começaram a descobrir o valor terapêutico das diferentes partes da planta Fada Azul, ou seja, flores, sementes, folhas e raízes e logo adquiriu a reputação de uma planta extremamente benéfica.

 

Da infusão de suas flores azuis em água fervente prepara-se o CHÁ AZUL e seu corante natural azul comestível pode ser usado para colorir alimentos, tratar infecções oculares e aumentar a imunidade inerente.

 

Têm sido largamente utilizado na Tailândia há muitos séculos e a geração atual continua se beneficiando de suas propriedades.

 

Recursos terapêuticos da flor azul

eram reverenciados por sábios antigos na Índia,

e isso explica sua extensa aplicação em Ayurveda.

 

Rica em antocianinas, antioxidantes e proteínas, alguns dos primeiros usos desta planta pertencia a melhoria da memória, sedativo, calmante - especialmente contra picadas de cobra, e antidepressivo.

 

Presença de cliotides levou à planta sendo um anti-cancerígeno eficaz enquanto metanol concentrado em suas raízes ajudou a combater a tosse convulsa. Além disso também tem sido usada para restabelecer a fertilidade do solo e como forrageira para o gado em prol da melhoria da sua saúde.

 

Artigos científicos atuais têm comprovado nas flores azuis a presença de flavonoides e antocianinas, com atividades atioxidantes e hepatoprotetora.

 

Todo dia é dia de aproveitar os benefícios da Fada Azul!

 

Já tomou seu CHÁ AZUL hoje?

 

bottom of page